A Fava de Baunilha nada mais é que as sementes de uma orquídea, Vanilla planifolia Nativas da America Central e originalmente pelos povos mesoamericanos. Hoje ela é cultivada em diversas partes do mundo, destaca-se as produções de Madagascar, áreas tropicais do Oceano Indico, Região do Pacifico Sul, America central e do Sul.
Sendo a segunda especiaria mais cara do mundo, perdendo apenas para o Açafrão é utilizada em bolos, sobremesas e perfume.
Diferença entre Extrato de Baunilha e Essência de Baunilha
São produtos totalmente diferentes. O extrato é feito com a fava e a essência é um produto sintético, por isso, artificial e de baunilha não tem nada. Esse produto é muito barato mas infinitamente inferior.
Depois que você utilizar o extrato ou o açúcar preparados com a fava de baunilha, notará a enorme diferença que fará em seus pratos culinários.
Como utilizar a Fava de Baunilha
Com o auxílio de uma faca, corte a fava ao meio longitudinalmente e, com a mesma faca, raspe a fava sem fazer muita pressão retirando suas minúsculas sementinhas.
As sementinhas podem ser utilizadas em pudins, flans, massas de bolos, cremes e em todas as receitas que pedem baunilha.
Não jogue fora a fava vazia; poderá utilizar para fazer açúcar baunilhado.
O açúcar baunilhado é ótimo para adoçar, fazer bolos, biscoitos, cremes, doces, etc.
Extrato
250ml de meio Alcoólico - Preferencialmente vodka por ter um sabor neutro.
2 Favas
Esterilize um vidro, coloque as favas e junte o meio alcoólico escolhido. Deixe Macerando por pelo menos 2 meses.
Partimos do principio de que quanto mais fava, melhor. Mais forte será o extrato e quanto mais tempo mais concentrado.
Açúcar baunilhado suave
Para cada kg de açúcar, você pode colocar uma fava de baunilha vazia - Aqui você poderá abrir a fava com uma faca, utilizar o interior dela em outra receita. - Deixe em pote fechado por no mínimo 15 dias antes de utilizar.
Utilize para adoçar, chás, sucos, doces, etc.
Verdadeiro Açúcar baunilhado
Triture no liquidificador, uma fava de baunilha com 250 gramas de açúcar. Peneire e triture novamente até obter um açúcar sem pedaços grandes da fava. Guarde em recipiente fechado.
Este é o verdadeiro açúcar baunilhado ou açúcar de baunilha!
Hidratando a Fava
Outra maneira muito interessante de utilizar a parte interna é hidratando. Basta cortar uma das pontas da fava e colocar em um vidro com tampa e adicionar um pouco de vodka, no caso do vídeo foi utilizado Rum. e deixar por umas 2 semanas...
Moendo as Favas
Podemos também transformar em pó as favas de baunilha.
Comentários
Postar um comentário