Existem muitas duvidas a respeito do uso embalagens de alumínio em fornos de micro-ondas. Muitas pessoas dizem que não se pode utilizar de forma alguma tais embalagens juntamente com o micro-ondas, mas isso não passa de um mito.
Hoje, a embalagem de alumínio faz parte do nosso dia a dia, assim como o micro-ondas, que tornou mais prático descongelar e aquecer os alimentos.
Veja algumas dicas de como utilizar a embalagem da melhor forma no micro-ondas:
1. A embalagem não deve encostar nas paredes do micro-ondas em funcionamento, para que não provoque faiscamento. A distância mínima recomendada é de 3 cm em todos os lados.
2. Utilize apenas embalagens com até 3,5 cm de profundidade. Embalagens mais profundas devem ser colocadas em um recipiente de vidro ou refratário com água para completar o aquecimento em banho-maria.
3. Ocupe integralmente o conteúdo das embalagens, para garantir que o aquecimento seja uniforme. Aquecer porções menores do que a embalagem, deixando partes desta vazia, pode representar risco.
4. Utilize as embalagens de alumínio em forno micro-ondas com prato giratório, posicionando a embalagem no centro para que não haja escorregamento, o que poderia deixá-la a menos de 3 cm das paredes do aparelho.
5. Não se deve congelar novamente nenhum tipo de alimento, pois pode haver comprometimento da qualidade dos alimentos, independente do tipo de embalagem utilizada.
6. Antes de levar a embalagem ao micro-ondas, é necessário retirar a tampa protetora, para que as micro-ondas possam atuar no alimento. Em seu lugar, use uma cobertura de papel manteiga, ou uma tampa especial para micro-ondas que irá manter o vapor e dará uniformidade ao aquecimento.
7. Não utilize duas embalagens no micro-ondas ao mesmo tempo.
Para mais informações, acesse o site da Associação Brasileira do Alumínio
Dica Importante: Indo direto ao micro-ondas para descongelar e aquecer, o alimento mantém todas as suas propriedades nutritivas, como se tivesse acabado de ser preparado.
Comentários
Postar um comentário