O Gengibre é uma raiz muito apreciada em todo o mundo. Originária da ilha de Java, é uma planta herbácea extremamente versátil que pode ser consumido cru, fresco, em bebidas quentes, pratos doces e em receitas salgadas. A parte mais utilizada é seu caule subterrâneo.
Possui um sabor picante e diferenciado, isso faz dele ser muito conhecido, no Brasil ele é muito famoso pelo quentão, bebida tradicional das festas juninas.
Entre tantas funções, o gengibre traz muitos benefícios à saúde, é um alimento complementar que pode até prevenir doenças, seus nutrientes são muito importantes para o organismo se manter em melhor equilíbrio.
Considerado uma planta medicinal muito popular, suas propriedades são conhecidas a milhares de anos, e é utilizado em processos de desintoxicação. É um alimento termoativo, acelera o metabolismo, contêm felandreno, zingerona, canfeno e zingibreno, substâncias que compõem seu óleo essencial. É um poderoso anti-inflamatório anti-oxidante, anti-bactericida e anti-coagulante. Pode ser consumido em conserva, cristalizado, fresco, em capsulas ou seco.
Muito recomendado para náuseas, dor de cabeça, asma, bronquite, reumatismo, vômito e até a depressão, ele ainda é muito indicado para pessoas em processos de perda de peso, melhora o funcionamento do intestino, melhora a digestão, auxilia o metabolismo ajudando a queimar calorias. Um alimento medicinal que tem diversas funções e deve ser incluído no cardápio semanal das pessoas que buscam por uma vida mais saudável. Sua função descongestionante é muito indicado para adultos e crianças com problemas respiratórios. Previne o câncer do aparelho digestório devido a substância gingerol que desacelera o processo de crescimento de tumores e ainda há pesquisas que comprovam a eficácia do pó da raiz que também tem função anticancerígena que é capaz de prevenir câncer de ovário.
Para pessoas com resfriados, gripes, náuseas e diarreia podem ser um excelente aliado, já que ameniza os efeitos e até pode curar com o auxilio de medicamentos prescritos pelo médico. O chá do gengibre é muito consumido pode ser saboroso e ele mantém maior parte dos nutrientes, é recomendado pelo menos três vezes por semana consumi-lo, mas deve-se evitar ferver a água, porque com a temperatura muito alta ele perde seus principais nutrientes.
Graças ao seu alto poder bactericida, tem-se comprovado que o consumo desta planta em estado cru por cerca de 30 dias (pode-se moer e acrescentar adoçante, mel, etc.) elimina a bactéria Helicobacter pylori existente em casos de gastrite ou úlceras.
No Japão, utiliza-se o gengibre para massagens a partir de se óleo. são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Gan Jiang" e apresenta as propriedades acre e quente. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. A medicina ayurvédica reconhece a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, indicando-a para evitar enjoos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.
Apesar de todos os benefícios o gengibre possui contra indicações principalmente para pessoas portadoras da doença de Crohn, intestino irritável, doenças neurológicas, hepatopatia, colite ulcerosa, epilepsia e mal de Parkinson, alguns médicos orientam grávidas a evitarem o consumo do gengibre, principalmente para diminuir enjoos.
Chá: Beba três xícaras ao dia. Pela manhã, à tarde e a noite.
Pó: Dilua 1g em um pouco de água e tome antes das refeições.
Geléia de Gengibre com limão - Delicioso no acompanhamento de carnes. Divino no pão.
Comentários
Postar um comentário