Qualquer semente grande, oleaginosa, com casca dura e usada como alimento pode ser denominada como uma noz. Geralmente as nozes possuem um índice elevado de óleo, são um alimento e fonte de energia altamente apreciada. Um grande número de sementes são comestíveis por seres humanos e usadas na arte culinária, comidas cruas, germinadas ou torradas, como um aperitivo ou em doces. Ou ainda espremidas para lhe extrair o óleo que é usado na culinária e em cosméticos.
Em botânica, podemos nos referir como "nozes" as seguintes sementes: amêndoas, avelã chilena, castanhas-do-pará, castanha-da-índia, amendoim, noz macadâmia e o pinhão. Mas as nozes que aqui nos referimos pertencem a nogueira-comum (Juglans regia L), aquela que encontramos no mercado como Nozes Chilenas.
Historiadores indicam que sua origem era na Pérsia, atual Irã. Arqueólogos dizem existir vestígios mais antigos na região Mediterrânea, ali na Turquia e Itália. De acordo com uma crença da Idade Antiga, Dionisius, deus do êxtase e do entusiasmo, frustrado pela impossibilidade de viver seu amor com Carya transformou a amada em uma nogueira.
O consumo regular de nozes – sempre orientado por um especialista – ajuda a diminuir o colesterol, a controlar o nível de açúcar no sangue e melhora o funcionamento do sistema cardiovascular.
Claro, não há como negar que nozes são ricas em calorias e devem ser consumidas com moderação. Por isso, o site Health.com listou alguns casos e precauções.
Dieta: todas as sementes são calóricas, mas nozes podem ser boas para a dieta desde que consumidas com bastante moderação. “Sua mistura de ômega 3, proteínas e fibras vai ajudá-lo a se sentir completo e saciado”,
Coração. Embora todas as sementes sejam ricas em gorduras saudáveis, as nozes têm grandes quantidades de ácido alfa-linoléico (ALA), que ajuda a prevenir arritmias cardíacas. Mais: as nozes são tão eficazes quanto o azeite na redução de inflamação e oxidação das artérias após uma refeição gordurosa.
Além de conhecer os benefícios das nozes, também é importante prestar atenção nas dicas de alguns acompanhamentos. Como as nozes ajudam a retardar a digestão, misture-as – quando puder - com saladas, iogurte sem gordura e leite.
Nozes combinam com: cereais, frutas e beterrabas, risoto de gorgonzola, peras, chocolate branco e preto, macarrão, canelone de espinafres, ricotas, rabanadas. pudins. gelatinas. panetones.
A especiaria nozes – parece unânime – tem a cara do Natal. Apreciada crua ou mesclada com qualquer bolo é uma ótima sugestão para sobremesa, ou mesmo para o café da tarde. A textura da massa fica deliciosa com pedacinhos de nozes e o recheio resulta suave, nunca será um bolo extradoce!
Comentários
Postar um comentário